ENVASANDO MUDAS DE ORQUÍDEAS

    
     Sem retirar a planta do vaso proceda como a imagem, dando um corte com uma tesoura de poda esterilizada deixando três pseudobulbos. Quando surgirem os keikis estará na hora de retirar a muda e envasar.
 
     Com a muda em mãos corte as raízes mortas com uma tesoura de poda esterilizada.
Escolha um vaso que não seja grande ou pequeno e coloque no fundo pedra, cacos de telha ou vaso, desde que, estejam novos ou lave-os com água sanitária e enxague para evitar que pragas colonizem o vaso. Pegue a muda e introduza no vaso de forma que a parte traseira fique encostada no canto do vaso enquanto a outra tenha um espaço de três dedos aproximadamente e preencha o vaso com substrato novo sem compactar. Não afunde os pseudobulbos no substrato, mais os deixe sobre o substrato. Logo em seguida coloque um tutor e fixe a muda de orquídea. É muito importante que a muda fique bem fixa evitando que as novas raízes quebrem as pontas com o balanço.
    Deixe a muda por uns dois dias sem receber água até que cicatrizem as raízes cortadas.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo, estou maravilhada com suas orientações, me sentindo expert até. Tenho me dedicado muito a aprender cuidar dessas lindas crianças, já possuo 4. Só que na empolgação das compras na expo JB RJ esqueci de buscar saber se era a 1ª floração, quanto tempo está no mesmo vaso, quando foi regada e adubada pela última vez. Só sei mesmo o nome delas. Duas com flores e duas mudinhas recém nascidas.
    Logo no início, dois dias depois de estarem em casa, a Denphal apresentou muitas pintas escuras com anel amarelado em volta, tratei e ela esta bem há 15 dias, com 11 flores belíssimas, delicadas e na cor pink; a outra florida é uma Epicattleya que chegou com 3 flores e uma murchou. Essa me deu mais trabalho, de dentro dela saíram 3 percevejos enormes com as pernas muito longas e em duas folhas começou a surgir uma única mancha negra que aumentava de tamanho rapidamente.passei um algodão com álcool e cobri toda a região com canela dos 2 lados das duas folhas. coloquei também em cima do substrato e agora (nesses 15 dias) estao sequinhas as manchas. desidratadas só no local mesmo, Devo cortar essas duas folhas?

    ResponderExcluir

Popular Posts