CATTLEYA LEOPOLDII É UMA ORQUÍDEA DE GRANDE PORTE

Cattleya leopoldii

       A Cattleya leopoldi ou  Cattleya tigrina. Recebeu esse nome em homenagem ao rei Leopoldo da Belgica em 1854, o qual era um apaixonado admirador de orquídeas.
No Brasil a Cattleya leopoldi é encontrada no litoral vegetando em restingas, desde o Rio Grande do Sul (com maior concentração em Santa Catarina) até o sul da Bahia. Planta com pseudobulbos de até 1 metro que produzem hastes portando até 30 flores. São plantas bifoliadas, às vezes apresentam 3 folhas no mesmo pseudobulbo, com 15 a 20 cm de comprimento e largas. 

Cattleya leopodii em sua primeira floração.

       Durante o verão após o pseudobulbo ter amadurecido e soltado a espata florar de onde surge a inflorescência, que vai de dezembro até início de março, período de sua floração. Sua haste floral apresenta uma penca de flores geralmente na cor marrom chocolate, e menos frequente nas cores caramelo, amarelo, cobre, verde, vinho e pintalgadas em marrom-terra podendo ser lisas, sem pintas. Possui um perfume intenso e muito agradável.
       É uma planta que necessita de muita luz para florir. Vai bem a sombreamento de 30% até sol pleno. Neste último caso de porte menor.
       Deve ser cultiva de forma que suas raízes estejam bem ventiladas, utilizando substratos que deixem espaços para que o ar circule entre as raízes e ofereçam boa drenagem.


Veja também:
 
 

Comentários

  1. Planta linda e obrigada pelas informações a respeito.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Um detalhe desta planta que não passa desapercebido: o perfume. Eu acho fantástico. É uma das poucas orquídeas que faço questão de colocar dentro de casa para perfumá-la...

    ResponderExcluir
  3. São maravilhosas,alem de um delicioso perfume ela passa uma meiguice que cativa ainda mais. Amo minhas Leopold!

    ResponderExcluir
  4. São maravilhosas,alem de um delicioso perfume ela passa uma meiguice que cativa ainda mais. Amo minhas Leopold!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se posso planta minha cattleya Leopoldi em troncos seco e se pode pegar sol fureto.
    Tbm gostaria de saber se as raízes devem ficar expostas ?
    Obrigada aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se as orquídeas Leopoldi gosta de regras regulares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas