Como produzir biofertilizante para orquídeas?


Como produzir biofertilizante para orquídeas?

Na literatura há vários tipos de biofertilizantes feitos a partir dos mais variados compostos orgânicos; utilizando-se de processos anaeróbico ou aeróbico.
Lançaremos mão do processo anaeróbico, onde o processo ocorrerá com ausência de oxigênio e utilizaremos como material orgânico o esterco de aves.
O biofertilizante dependendo do processo empregado e da composição do material orgânico varia muito o nível de nutrientes, ficando mais ou menos entorno de 1,75 de Nitrogênio; 1,12 de Fósforo; 3,9 Potássio, de 0,24 Cálcio e 0,11 de Magnésio.

Primeiro passo: Pegue uma garrafa pet de 2 litros e a envolva com plástico preto.

Segundo passo: Meça 200 ml de esterco de aves e coloque na garrafa e adicione duas colheres de sopa de melado e complete com água.

Obs.: Se for usar água da torneira deixe-a descansa por 48 horas para que o cloro evapore, se for água proveniente de poço ou da chuva coloque direto. Não deixe espaço para o ar na garrafa. Afrouxe a tampa quando for necessário para retirada dos gases que se formaram com o processo de fermentação.

No final de 30 dias comesse a usar o seu biofertilizante.

Dilua a solução de biofertilizante na seguinte proporção: 10 ml para um litro de água.
O biofertilizante estimula o bom desenvolvimento da planta fortalecendo-a contra doenças e pragas e estimulando o bom desenvolvimento das raízes uma vez que este tipo de adubo além de ser de origem orgânica é composto de microrganismos vivos que são benéficos.

Comentários

Postagens mais visitadas