Dicas de cultivo de Oncidium (Chuva-de-Ouro):

Oncidium varicosum
É um gênero com aproximadamente 600 espécies que é encontrado desde o México até a Argentina e com grande diversidade de habitats desde o nível do mar até altitudes elevadas dos Andes, por este motivo não podemos definir uma forma generalizada de cultivo. Só no Brasil são encontradas mais de 100 espécies vegetando os diversos habitats, entre elas as epífitas são maioria, mas encontramos espécies vegetando sobre pedra e na terra. Exibem uma florescência abundante que vai desde minusculas flores a grandes flores com um rico colorido.

Cultivo:

Como citado acima é difícil ditar uma regra de cultivo que sirvam para todas as espécies, porém a maioria das orquídeas deste gênero encontradas a venda nos quiosques são de fácil cultivo, necessitando de apenas 50% luz e temperaturas que vão desde 13º C à noite e 30º C durante o dia, mas chegam a tolerar temperaturas noturnas de  C e diurnas de 38º C.
Oncidium tigre

Rega:

Plantas com raízes grandes e flexíveis ou folhas grandes necessitam de regas menos frequentes do que plantas com folhas finas ou plantas com raízes curtas. As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco e isto varia de acordo com a época do ano em que pode ser realizado entre 2 a 10 dias de intervalo.

Adubação:

Quando a planta sai do estado de dormência e entra em atividade de desenvolvimento é o momento de adubar o que pode ser realizado duas vezes por mês com uma formulação de 30-10-10 ou 20-20-20. Você poderá diluir o adubo e dar de forma homeopática nas regas.

Obs.: Verifique a bula do adubo químico e siga as recomendações especificadas para adubação de orquídeas, o que difere de outras plantas.

Dê preferência por adubos orgânicos que devem ser colocados a cada três meses na parte traseira da planta no vaso.

Umidade:

Oncidium requerem umidade entre 30% a 60% dependendo da espécie.
Replantio deve ser realizado quando os novos brotos estiverem na metade do crescimento.

Como fazer mudas:

É uma planta de fácil obtenção de mudas bastando para isso dividir a planta com no mínimo três pseudobulbos.

Comentários

Postagens mais visitadas