Pintas ou manchas nas flores das orquídeas. O que devo fazer?

Flor de Phalaenopsis atacada por fungo

As flores da sua orquídea apresentam manchas como pintas marrons saiba que isto geralmente é ataque de fungos, principalmente o fungo Botrytis cenera, que costuma a surgir em épocas frias com alta umidade e pouca ventilação.
As orquídeas dos gêneros Cattleya e Phalaenopsis costumam ser atacadas por este fungo que não só se limita a esses gêneros.
A medida em que a flor vai envelhecendo e o ataque do fungo vai se estendendo.
Este fungo tem preferência pelas flores não estendendo para as folha, pseudobulbo, raízes e rizoma. O que tira toda a beleza da flor.
Os vetores de contaminação são causados pelo vento, água contaminada, que em poucas horas já se perceber que a flor foi contaminada o que pode ser percebido em 24 horas após a contaminação.
A melhor forma para prevenir o ataque é manter o lugar limpo e arejado se acumulo de material orgânico como folhas entre outros.
Cultive em lugar arejado com boa ventilação.
Não se deve molhar as flores no momento da rega, pois a água que fica em forma de gotícula na flor favorece o surgimento da doença.
Nos dias quentes regue sua orquídea a tardinha e nos dias frios na parte da manhã.
O que fazer com as flores contaminadas pelo fungo?
As flores contaminadas devem ser cortadas e queimadas e isolar o vaso das demais.
Deve-se aplicar um fungicida nas plantas atacadas, mais isto só deve ser feito se a infestação for muito grande. Obs.: Tome cuidado ao manipular produtos tóxicos não recomendo, porém tem uma matéria em que falo a respeito do assunto e só clicar aqui.


Geralmente a contaminação por fungos desta natureza ocorre por fatores climático que favorecem o desenvolvimento da doença, se tudo favorecer as próximas florações serão perfeitas e belas.

Comentários

Postagens mais visitadas