Dicas para regar orquídeas.


Vamos entender um pouco sobre a água que devemos oferecer para as orquídeas.

Qualidade da água – O pH da água para quem não conhece é medida que determina se a água se encontra ácida, neutra ou alcalina. O pH ideal para as orquídeas varia de 5,6 para 6 levemente ácida já que a faixa neutra se encontra no Ph 7, acima disso água é considerada alcalina e a baixo ácida.
Assim como é importante que o homem consuma água como pH acima de 7, conforme estudos indicam seu benefício a saúde . As orquídeas necessitam de um pH que vai da faixa de 5,6 a 6 para poder absorver nutriente de forma adequada para seu bom desenvolvimento. 
Vejamos o pH de algumas fontes de água;

A água de poço ou mina tem um pH que gira entorno de 7, o que não é ideal para regar suas orquídeas.

Água de rio, nascentes  seu pH é entorno de 5,6 a 6, sendo está a ideal para oferecer as suas orquídeas.

Água de chuva tem um pH que gira de 5,6 a 6, sendo está também ideal para as orquídeas.

Água de torneira apesar de te ter um pH ideal devido sua origem ( rio ) é tratada com produtos químico e entre eles  está o cloro que não é bom para saúde humana como para as orquídeas. Neste caso o que fazer: deixe a água descansar de um dia para o outro, assim o cloro que se encontra na água evaporará ou com um pulverizador regue sua orquídea, pois as partículas de água pulverizada sobre pressão evaporam o cloro, há ainda outra forma que é regar com uma mangueira apertando a saída da água de forma que a água saía em forma de esguicho sobre pressão.

Qual o melhor horário para regar as orquídeas.

Durante o verão à tardinha é o melhor horário para regar, pois a água no substrato estará evaporando durante a noite e amanhecer , quando chegar o momento mais quente do dia o substrato não estará encharcado d’água, pois se assim estivesse às raízes seriam cozidas pelo calor intenso que o substrato alcançaria.

Durante o inverno fazemos o inverso, sendo o melhor horário pela manhã evitando que a planta ao ser irrigada durante a noite congele, quando em algumas regiões frias a temperatura chega aos 4 graus, porém a água sobre evaporação chega a zero grau congelando e explodindo os tecidos da orquídea, pois é o que acontece quando a água quando congela, ela se expande.

Qual é a quantidade ideal de água para cada espécie de orquídeas:

O que vai determinar a quantidade ideal que cada orquídea vai necessitar de água é o substrato. Mas como assim... Vejamos: orquídeas que necessitam de maior quantidade de água pedem substrato que retenha uma quantidade maior de água, enquanto orquídeas que necessitam de quantidades menores de água necessitam de substratos que retenham pouca água. Desta forma você conseguirá irrigar durante dez minutos todas as suas espécies de orquídeas fornecendo a quantidade ideal de água.


Comentários

  1. Boa noite, amei o post... já o ph do substrato deve estar em que nível de ph?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      Um substrato ideal para orquídeas o seu PH deve ser entorno de 5,5 a 6,5, isto é, ácido.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Devanis Andrade,
      Obrigado pelo comentário.
      Um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas