Como Salvar uma Orquídea Doente?



Como salvar uma orquídea que está morrendo, exige que você compreenda que elas são dotadas de um sistema imunológico como os animais e que você pode tira proveito dos mecanismos que as orquídeas usam para combater doenças e pragas. A doença em uma orquídea tem um ponto de entrada, que por sua vez podem ser: debilidade nutricional, picadas de insetos, vulnerabilidade a certos patógenos, tratos culturais inadequados e etc. Este fato pode ser tão importante no tratamento de uma orquídea que está doente, como no seu diagnóstico.

Como chegar a um diagnóstico se uma orquídea está doente?

A primeira etapa para se chegar a um diagnóstico, se você conseguir ver onde o problema começou, há uma excelente chance de que a planta possa ser salva. Muitas vezes, a ponta de uma folha ou um novo crescimento fica com a cor preta indicando que a podridão começou. Se houver tecido saudável sobre o rizoma ou na base da folha a orquídea pode se regenerar.

A maioria das doenças de ação rápida é causada pelas bactérias. Se as bactérias têm penetrado  na nova área de crescimento da orquídea ou atingir ou atingiu o centro da coroa de uma Phalaenopsis ou Vanda é na maioria dos casos tarde de mais para salvar a planta. Mas pode valer muito apenas salvar aquela orquídea que você tem tanto apreço.

Descrevo aqui uma solução que se for aplicada a tempo pode salva sua orquídea.

O peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), além de ter muitas utilidades como desinfecção de feridas; na industria de bebidas como esterilizante; descolorir cabelos entre outros, é um dos maiores aliados no combate de doenças nas orquídeas principalmente aquelas que levam ao apodrecimento da coroa, folhas e raízes que são causadas por fungos e bactérias que num piscar de olhos pode matar uma orquídea em um dia.

Como preparar a solução para combater fungos e bactérias:
Adicione 100 ml de água para 200 ml de água oxigenada 10 volumes.

Como tratar a orquídea doente:

Folhas – Muitas vezes aparece como manchas marrons ou pretas que crescem em tamanho à medida que o tempo passa. Precisam ser tratadas imediatamente. Com uma lâmina esterilizada corte a parte afetada deixando apenas tecido saudável. Em seguida borrife a solução sobre as folhas.

Coroa – Borrifar a solução diretamente na coroa da orquídea o que efetivamente matará o fungo causador da doença.


Raízes – Usando uma tesoura de poda esterilizada, cortar qualquer raiz que apresente cor marrom escuro ou que esteja morta. Agora mergulhe as raízes restantes em um recipiente com a solução e deixe por 20 minutos. Logo em seguida retire a planta e deixe secar e reenvase utilizando um novo substrato ou se estiver muito debilitada em um saco plástico com um papel toalha embebido com água e enrolado de forma que a planta não fique com suas raízes sobre o papel toalha. Encha o saco plástico com ar da boca e amarre a boca do saco plástico e coloque em um local com pouca luz durante até seis semanas, depois providencie o reenvase da planta.

Você também pode se interessar:

Receitas caseira para combater pragas e doenças

Comentários

  1. Oi, você pode me ajudar? Uma folha da minha orquídea ficou escura e amolecida, por que isso ocorreu? Sem permissão, uma pessoa arrancou essa folha, o que devo colocar no local em que ela foi arrancada para evitar a entrada de microrganismos? Coloquei canela em pó, mas já apareceu bolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Daltro,
      O seu procedimento foi correto, no entanto, possa ser que o patógeno causador da doença não tenha nada haver com o bolor que é produzido por fungos. Faça uma desinfecção do local e aplique uma solução de sulfato de cobre conforme a página que deixo o link abaixo.
      http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2011/01/receitas-caseiras-para-combater-pragas.html
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. eu tenho uma oncibidium que esta com as raizes mortas plantada num vaso com pedaços de galhos de arvores e cascas mas umas de suas folhas começaram a amarelar e a outra continua verde eu sempre jogo um pouco de adubo para a raiz com beneroc diluido em agua no vaso dela para ser se ela desenvolve novas raizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri,
      Durante essa fase não adube. A orquídea oncidium em geral é bem resistente e mesmo sem folhas rebrota bem logo após o período de dormência. O que parece é que o substrato não está adequado, pois galhos de árvores picotados não é ideal para o cultivo, veja o link: http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2011/01/substratos-para-orquideas.html
      Um grande abraço.

      Excluir
  3. Bom dia, Eu tenho uma Cattleya que começaram a escurecer as folhas como se tivesse sido jogado água quente nela.Não há sinal de fungos e as folhas estão bem firmes, só a coloração dela é que está estranha. Troquei ela de local e pulverizei o leite diluído em água, também o chá de canela após alguns dias...o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giseli,
      São alguns fatores que podem levar ao escurecimento das folhas tais como: chuva ácida (nos primeiro minutos da chuva com gotas d'águas grandes); sol direto nas folhas; patógenos; nutricional.
      Precisaria de uma foto para avaliar melhor.
      Um grande abraço.

      Excluir
  4. Boa noite, ganhei uma phaleonopsis e ela foi atacada por lesmas, depois disso ela começou a morrer. seguindo alguns conselhos tentei replantá-la mas quando a tirei do seu antigo vaso pude perceber que ainda tinham lesmas no meio de suas raízes. Mesmo replantando não adiantou a impressão que tenho é de que ela esta morrendo a cada dia. Nesses casos existe alguma solução?? Fico muito grata se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,
    Pelo que pude ver todo o substrato estava comprometido e a troca do substrato velho para um substrato novo se faz necessário. Se houver partes verdes na planta ela poderá se recuperar com o tempo.
    Veja o link dessa página: http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2016/01/uso-de-hormonios-e-vitaminas-no-cultivo.html
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Plantei orquídeas que ganhei porém nao sei qual é o gênero de nenhuma. Consigo descobrir apenas conparando as folhas? Também notei problemas citados acima sobre fungos. Estou borrifando água oxigenada. Quero salvá-las e iniciar meu orquidario.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde..
    tenho uma phalaenopsis e a repareu q as folhas estao ficando amareladas e moles, as flores cairam e as hastes escureceram, as raizes estao morrendo, oq posso fazer para salva -la.

    ResponderExcluir
  8. Se a mancha aparecer de um dia para o outro e não for mole, não é preciso remover a folha. Normalmente vem acompanhada de clorose nas folhas inferiores. Basta usar água oxigenada cremosa 30 vol cobrindo toda a mancha, encima e embaixo, bem como como a clorose das folhas adjacentes. Usar diariamente até que a mancha fique clara como uma queimadura solar. Planta salva. ;)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Eu tenho uma mudinha de orquideas catleya que está com pouca raiz antes de plantar eu coloquei ela um pouco de molho na água com peróxido de hidrogênio e depois plantei num vasinho com pedaços de galhos de arvores e casca de pinus com chip de cocô seco rego sempre com enraizador forth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri,
      Você poderá realizar várias regas, desde que, a solução enraizadora seja diluída diluída na proporção de 3ml para um litro d'água. A solução nessa proporção evita que as raízes venha a morrer pelo excesso.
      Um grande abraço.

      Excluir
  10. Bom dia. Tenho algumas phalaenopsis, estavam todos lindas, mas agora elas estão ficando com as folhas amareladas e moles, as flores cairam e as hastes escureceram, as raizes estao morrendo, elas não tem manchas nas folhas. O que posso fazer para salva -la. Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Tenho algumas phalaenopsis, estavam todos lindas, mas agora elas estão ficando com as folhas amareladas e moles, as flores cairam e as hastes escureceram, as raizes estao morrendo, elas não tem manchas nas folhas. O que posso fazer para salva -la. Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Tânia Soares,
      As folhas ficam amarelas e depois caem. A principal causa é devido a infecção por fungos, como resultado de uma mistura excessiva de encharcamento ou excessiva umidade do ar.
      Deve-se diminuir o número de regas, o certo é quando o substrato do vaso estive quase seco.De uma olhada nessa página: http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2011/01/receitas-caseiras-para-combater-pragas.html
      Espero ter lhe ajudado.
      Um grande abraço.

      Excluir
  12. Ola minha orquídea esta com as raízes apodrecida oque faço estou desesperada, pois ganhei de presente.

    ResponderExcluir
  13. Como trata minha orquidea ela dá com o galho marrom

    ResponderExcluir
  14. Ganhei uma muda de orquídea e plantei num substrato de carvão, brita e cascas de pinus. Já me foi entregue com três folhas que estão com manchas claras dispersas, como se estivessem secas nestes pontos. Como cuido? As raízes estão perfeitas.

    ResponderExcluir
  15. Ganhei uma muda de orquídea e plantei num substrato de carvão, brita e cascas de pinus. Já me foi entregue com três folhas que estão com manchas claras dispersas, como se estivessem secas nestes pontos. Como cuido? As raízes estão perfeitas.

    ResponderExcluir
  16. Ganhei uma muda de orquídea ela tá com broto mas não tem raiz como faço pra planta ela

    ResponderExcluir
  17. Ganhei uma muda de orquídea ela tá com broto mas não tem raiz como faço pra planta ela

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma orquídea não sei qual é ..mas Est com pontas pretas e não evolui nunca sai flores .sempre troco o abstrato mas não evolui sai brotos mas não vai pra florir..

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Me ajudem por favor. Ganhei várias orquídeas phalaenopsis assistindo vídeo de replante, fiz todo o passo a passo replantando em uma mistura de brita, carvão e pinus, agora estou com todas murchas e enrugadas, estou muito triste. Aí vai a vizinha e apenas colocou as delas dentro de meias velhas sem substratos e adubos e estão lindas.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tenho uma orquídea cymbidium rosa está com flores linda, porém ganhei a dois dias terei que replantar mas será que tenho que cortar a haste florida? Ou espero as flores cair pra o replante??

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, tenho duas phalaenopis que estão floridas ,mais as folhas caíram todas, as raízes estão saudáveis, o que fazer?

    ResponderExcluir
  22. boa noite. A grapette apareceu uma mancha preta e as folhas estão moles. pode ser a peste negra. acabei de replanta-la e logo após apareceu essa mancha. o que fazer?

    ResponderExcluir
  23. Estoy tratando de salvar la orquídea, la metí en agua y han crecido varios hijuelos pero no raíz. Ya le retire del agua y le suspendí sin agua Qué hago ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas