Orquídea Dendrobium Nobile - Orquídea Olho de Boneca - Cultivo e Dicas Importantes.


Conhecendo a orquídea olho de boneca (Dendrobium nobile).

A orquídea Dendrobium nobile conhecida popularmente como Orquídea olho de boneca que muitas vezes é encontrada plantada em árvores que exibe um festival de flores embelezando as ruas de algumas das cidades turísticas do nosso país de clima ameno como a região serrana do Rio de Janeiro em Penedo.

Existem atualmente mais de 1.000 tipos de orquídeas Dendrobiums entre espécies nativas e híbridas. Elas variam em tamanho, cor das flores, aparência e necessidades vegetativas. Por essa razão, é importante que você obtenha informações de cuidados detalhados para determinados tipos de orquídeas Dendrobiums, porque dependendo do tipo pode varias os cuidados.

Existem dois grupos de Dendrobiums em que um possui as canas ou pseudobulbos com folhas mais claras que caducam e caem logo após o seu amadurecimento de onde surgem a inflorescência e o outro tipo com pseudobulbos que permanecem com as folhas, estas com um verde mais intenso, durante o seu amadurecimento vindo há perder muito tempo depois quando o pseudobulbo está envelhecido. Sua inflorescência surge no ápice do pseudobulbo.

Cultivo da orquídea Dendrobiums.

A orquídeas Dendrobiums possuem flores profusas e delicadas e que ao observarmos lembram os olhos de uma boneca, daí o seu nome popular Orquídea olho de boneca. O seu ciclo de vida consiste em três fases, que incluem a fase de floração (inverno a primavera), a fase de crescimento (verão a outono) e a dormência (final do outono ao inverno). Se você escolheu essa orquídea para tê-la no cantinho de sua casa conheça alguns truques e dicas importantes que irá ajudar a cultivá-la com sucesso, siga o passo a passo abaixo:

Quanto à luz:

A orquídea Dendrobium é uma planta muito exigente quanto a este requisito para que floresça, pois você oferecer pouca luz a planta vai desenvolvem uma brotação vigorosa com folhas verde escuras, no entanto a planta não produzirá flores.  A planta requer bastante luz, mas não luz direta do sol apenas em alguns horários específicos, tais como: na parte da manhã até às dez horas e a tarde a partir das dezenove horas. Então entendemos que a planta necessita de um canto onde haja uma boa luminosidade.

Temperatura:

Durante o dia, a orquídea Dendrobium desfruta de temperaturas entre 20º C a 32º C, enquanto que à noite prefere temperaturas de 18ºC a 24º C. Logo que a orquídea começa a brotar prefere temperaturas ainda mais quentes para o desenvolvimento dos pseudobulbos. Em regiões onde as temperaturas são mais frias pode ocorrer inflorescência até três vezes por ano.

Molhando a sua orquídea Dendrobium.

Na maior parte do ano a orquídea Dendrobium necessita de água uma veze por semana em regiões de clima ameno, enquanto em regiões mais quente duas regas por semana.

A uma dica muito importante quanto a dar água para que sua orquídea tenha uma boa floração. É que a orquídea Dendrobium nobile depende da escassez de água para que floresça, pois é o que ocorre com a planta na natureza e devemos dar as mesmas condições que ela encontra na natureza para florescer. Logo quando entrar o inverno deve-se parar de regar a orquídea, apenas durante esse período logo após decorrido um mês do inverno borrifar os pseudobulbos com água duas vezes por semana e deixe as raízes sem molhar. Borrife as raízes apenas a cada 15 dias, mas bem de leve apenas para proporcionar um pouco de umidade. Esse procedimento deve ser realizado até que os botões comecem a abrir, pois se começar a regá-la com água em abundância a planta poderá abortar alguns botões de flor.

Após a floração volte à rega normalmente.

Quanto a fertilizar:

Normalmente, o fertilizante só é necessário durante a fase de crescimento que vem logo após a que das flores. Fertilizantes químicos 12-12-12 ou 10-10-10 oferecem bons resultados quanto ao desenvolvimento da planta. Use uma colher de chá para um galão de água e aplique borrifando sobre a planta a cada 15 dias até o outono. Durante o surgimento de botões florais use fertilizantes com altas quantidades de fósforo (10-30-20) e proceda da mesma forma acima descrita quanto à outra fórmula citada.

O momento da floração:

A fase da floração começa entre o fim do inverno e meados da primavera. Você vai começar a notar o surgimento de cabos florais que surgem na bainha de onde antes a folhas estava ali. Cada cana ou pseudobulbo pode surgir de cinco a 20 flores, que durão entre um e três meses. Nessa fase regue a planta abundantemente de uma a duas vezes por semana.

Quando reenvasar:

A cada três anos a planta dever ser reenvasada retirando todas as raízes mortas e substituindo todo o substrato velho por um novo. Caso faça uma divisão de mudas, proceda deixando sempre três ou quatro pseudobulbos.

Veja também:

Orquídea Denphal ou orquídea Dendrobium.

Comentários

Postagens mais visitadas