Cultivo de Orquídea Zygopetalum - Como Cultivar Orquídea Zygopetalum.

O gênero de orquídea Zygopetalum é considerado um gênero que possui poucas espécies totalizando 15 reconhecidas, mas há um bom número de híbridos de Zygopetalum. São consideradas orquídeas que possuem flores muito perfumadas que preenche o ambiente a sua volta com sua flagrância. São espécies originárias da América do Sul em países como Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e principalmente no Brasil. Vivendo em locais úmidos a baixa e alta altitude e crescendo tanto em solos de florestas, como em fissuras de rochedos e também em árvores.

As orquídeas Zygopetalum possuem flores de aparência cerosa. As flores possuem o labelo aveludado branco marcado com roxo, pétalas e sépalas salpicadas de verde e marrom. As folhas são longas, lustrosas. As orquídeas Zygopetalum podem chegar a 60 cm de altura com inflorescência que surgem da base do pseudobulbo, ultrapassando a altura das folhas.

Quanto ao cultivo da orquídea Zygopetalum.

Quanto ao cultivo da orquídea do gênero Zygopetalum há alguns detalhes a serem observados em seu cultivo para se obter sucesso, mas nada de tão complicado como veremos no cultivo dessa linda espécie, que tanto pode ser rupícola, epífita e terrestre.

A água necessária para seu desenvolvimento.

Um dos fatores importantes e a frequência de rega, pois a orquídea Zygopetalum, precisa que seu substrato permaneça úmido, mas não encharcado, então necessitará ser regada mais vezes durante os meses quentes e com menos frequência nos meses frios, observando que entre as regas o substrato não poderá está seco.

Quanto à necessidade de luz.

A orquídea Zygopetalum necessita de boa luminosidade, mas não luz direta. Então como determinar a quantidade de luz necessária para que produza boa floração. Para determinar se o local onde está suas orquídeas está recebendo a luminosidade ideal observe a cor das folhas, se elas estiverem com um verde amarelada é sinal de que está recebendo ideal, já se as folhas estiverem com uma cor verde intensa ou muito escura está recebendo pouca luz e isto pode inibir a planta de florescer.

A temperatura ideal.

Quanto à temperatura as orquídeas Zygopetalum requerem temperaturas moderada a intermediária. As temperaturas durante o dia ideal para o seu cultivo vão entre 21º C a 26,6º C suportando até os 30º C e durante a noite essa temperatura não deve ser inferior a 10º C. A exposição prolongada a temperaturas quentes ou frias podem causar desequilíbrio na planta prejudicando a inflorescência e o sua saúde.

Umidade necessária.

As orquídeas Zygopetalum requerem níveis de umidade de 40 a 60 por cento. Quanto maior a temperatura é importante para a saúde da planta, manter a umidade entorno de 60 por cento. Se for necessário aumentar o nível umidade do ambiente, coloque uma bandeja com água e pedras em baixo do vaso. É importante que as raízes da orquídea não fiquem em contato com a água. Níveis altos de umidade pode ser condição para surgimento de doenças como a presença de manchas pretas nas folhas, para evitar e prevenir o importante é que o locar tenha circulação de ar.

Fertilizante.

As orquídeas Zygopetalum devem ser fertilizada a cada 15 dias com adubos líquidos (NPK 10 - 10 - 10 ou similar) ou a cada três meses com adubos orgânicos.
Obs.: Use adubos químicos bem diluídos, se o adubo líquido adquirido estiver especificando para diluir um ml para um litro, o faça para 10 litros, assim evitara que as raízes queimem pelo excesso de adubo.

Requisitos para reenvase.

O envase deve ser feito logo após as flores murcharem e em geral a cada um ou dois anos. A troca de vaso ou replante deve ser feita de forma delicada para minimizar danos às raízes, cortando as raízes mortas e eliminando todo o substrato antigo. As orquídeas Zygopetalum podem ser dividas em mundas, desde que, respeite um mínimo de três pseudobulbos por muda.

Substrato.

Pode ser usados como substrato a casca de pinheiro média com tamanho de 2 a 3 cm, fibra de coco, carvão vegetal, musgo esfagno com pedriscos. O substrato não deve ficar compactado e sim manter as raízes arejadas. No fundo do vaso colocar dois dedos de pedra britada para facilitar o escoamento da água evitando o acúmulo da mesma. 

Comentários

Postagens mais visitadas